Zoo Beto Carrero acolhe e recupera gavião tesoura

Gavião 800 2O Zoo Beto Carrero reintroduziu na natureza um gavião tesoura na terça-feira (15). A ave foi acolhida pelos profissionais do zoológico, após chegar ao Parque em péssimas condições físicas. O animal recebeu total atenção por parte da equipe técnica do Zoo durante 5 semanas. Foi examinado e não apresentava nenhum problema de ordem infecciosa ou parasitária. O gavião também passou por exame de raio X, que constatou ausência de fraturas que o impedissem de voar.

No período de recuperação, a ave foi alimentada com neonatos de camundongos, criados no biotério do Zoo, carne bovina suplementada com vitaminas e sais minerais. Para que recuperasse a capacidade de voo o animal foi alojado em um grande viveiro, onde passou por um período de treinamento. O gavião tesoura foi solto nas dependências do Parque e não teve problemas para voltar à natureza.

Com essa atitude o Zoo Beto Carrero cumpre uma importante função dos zoológicos, que é a conservação das espécies. Isso só é possível através de programas de reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas e posterior reintrodução na natureza. Outra forma de contribuição à conservação é recuperar animais apreendidos ou encontrados pela população em estado crítico, e devolvê-los à vida livre.

A espécie

O gavião tesoura é uma espécie com 60cm de comprimento e envergadura de 120cm. Sua principal característica é a cauda em forma de tesoura, que muitas vezes o confunde no voo com as aves marinhas, principalmente as gaivotas. É uma espécie observada com frequência na região sul, principalmente no verão, já que emigram para regiões mais quentes no inverno. Na natureza se alimenta de insetos, lagartas, lagartixas e frutas como o murici e camboatá, além de rãs e cobras cipó.

Confira o momento que o gavião foi reintroduzido natureza

Informações Beto Carrero World

Telefone: (47) 3261-2222

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.