Zoo BCW implanta programa de condicionamento para elefantes

1 - Cópia

Visando o bem-estar animal, o Zoológico do Beto Carrero World está implantando uma nova técnica para realizar manejo e medicina preventiva sem utilização de sedativos. Para isso, a equipe aplica o condicionamento, em que o animal é treinado para contribuir com o tratamento em troca de uma recompensa.  As escolhidas para iniciar o condicionamento no Zoo do Parque foram as elefantes, que hoje atendem aos comandos de veterinários e tratadores enquanto recebem frutas suculentas.

Para implantar o condicionamento, o Parque construiu um novo portão nos bastidores do recinto. Para que o profissional não corra riscos, as grades receberam aberturas estrategicamente localizadas com acesso às patas e à tromba. “Os elefantes apresentam muitos problemas podais. O tratamento é de vital importância e o acesso ao membro é possível através deste programa”, explica o médico veterinário do Parque, José Daniel Fedullo.

 Condicionamento na prática

3 - Cópia

Baby, com pouco mais de vinte anos, e as sessentonas Dell e Princess prontamente atendem ao chamado dos profissionais e saem do cambeamento em direção ao portão. “Elefantes são inteligentes, mas o processo deve ser feito gradativamente”, diz o veterinário Paulo Ribeiro-Filho. Com um bastão chamado target (alvo), o veterinário indica qual membro começará o procedimento, com cuidados especiais para solas e unhas.

A elefante tranquilamente deixa ser tratada, entretida com as frutas que ganha de outro profissional. “Elas recebem melancia, banana, maçã e mamão. Estas frutas não estão na dieta base, que é composta principalmente por capim, feno e ração”, conta o veterinário que faz residência no Parque, Mário Henrique Alves. As elefantes passam por este processo uma vez ao dia.

O condicionamento animal foi implantado efetivamente no Beto Carrero World há quatro meses. A equipe passou por treinamento e continua se especializando. A ideia é que outras espécies ganhem este mesmo tratamento, que é baseado na confiança e só fortalece a relação homem-animal.

 Ações de bem-estar

4 - Cópia

O Zoológico do Beto Carrero World também investe em outras ações para que os animais possam interagir com o ambiente em que vivem. O enriquecimento ambiental já é uma prática bastante utilizada no Parque. São ações simples que estimulam a criatividade e fazem com que o animal saia da rotina. As aves, por exemplo, se divertem com frutas suspensas em troncos de árvores. O olfato dos felinos é estimulado quando os tratadores escondem carne em caixas de papelão ou bolos de feno. Já o porco espinho africano é incentivado a procurar a própria alimentação, que é colocada em lugares diferentes do recinto a cada dia.

Informações Beto Carrero World

Telefone: (47) 3261-2222

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.