Projeto do Instituto Beto Carrero transforma vidro em arte e educação

Através da responsabilidade ambiental, os alunos do curso Betinho Carrero Fazendo Arte aprendem diferentes técnicas e dão asas à criatividade.

Nas pequenas mãos dos cuidadosos artistas mirins do Instituto Beto Carrero, objetos que seriam jogados no lixo se transformam em peças de decoração. No projeto “Reciclagem e Reutilização do Vidro”, os alunos já coletaram 154 kg de vidro que está sendo transformado em arte e educação.

Betinho Carrero Fazendo Arte – oficinas de reciclagem e reutilização do vidro.    

Ao propor um tema ambiental para estudo, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a professora Surama Lima conta que ficou surpresa com a escolha do vidro e com as inúmeras possibilidades de discussões, conhecimentos e aprendizado que este tema trouxe para a sua sala de aula “fomos muito felizes na escolha do tema”, comenta.

A aluna Nicolly Aguiar, 14 anos, disse que “escolhemos estudar o vidro porque ele leva cerca de 1 milhão de anos para se decompor na natureza, e, por outro lado, o vidro é o único material 100% reaproveitado”.

Para a conclusão do projeto, os alunos do curso foram conhecer a origem da matéria prima, o beneficiamento e a transformação do vidro em uma bela obra de arte. No dia 25 de junho, a visita técnica aconteceu na Loja e Fábrica Cristais Cisne, em Barra Velha (SC).

Os alunos foram recebidos pelo proprietário da loja, Willian Alge, e pelos donos da fábrica, os irmãos Rogério e Jairon Gilli, onde puderam tirar todas as dúvidas. “Eu fiquei impressionada quando um dos proprietários nos contou que 90% de toda a produção que é realizada por eles é feita com vidro reciclável e que eles reciclam aproximadamente 1,5 tonelada de vidro por semana, isto é incrível”, disse Pietra Luana Rodrigues, 15 anos.

Visita Técnica monitorada à Loja e Fábrica Cristais Cisne

Com este projeto e com a visita, os alunos compreenderam que é possível fazer muito mais do que já fazem. “Eu nunca vou esquecer esta experiência que vivemos aqui, foi lindo ver o vidro em formato de uma bola, derretendo e recebendo a cor junto ao calor do fogo e sendo moldado em forma de um vaso, pelas mãos habilidosas e pelo sopro do mestre artesão; foi simplesmente lindo”, disse Laura de Souza Germano, 14 anos.

Instituto Beto Carrero
O Instituto Beto Carrero por meio de suas ações de prestação de serviços gratuitos à comunidade de Penha (Creche Betinho Carrero, Ambulatório Médico e Odontológico, Curso de Artes e Artesanato “Betinho Carrero Fazendo Arte”, Curso de Inglês “Uma Janela para o Mundo”, Circo Escola, Projetos Culturais, Ações de Proteção Ambiental e Projetos voltados ao Desenvolvimento Social, ao Exercício pleno da Cidadania e da Solidariedade Humana), mantém-se atento as reais necessidades da comunidade. Uma Instituição de caráter filantrópico, que tem como principal objetivo desenvolver ações por meio de projetos de Responsabilidade Social em diversas áreas como: educação, cultura, saúde, esporte, meio ambiente, cidadania e geração trabalho e renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.