Primeira leoa branca do Brasil nasce no Beto Carrero World

IMG_6245baixa

A primeira leoa branca nascida no Brasil completa dois meses de vida hoje, 19 de março. Clara veio ao mundo para alegrar e encher ainda mais de encanto e fofura o Beto Carrero World. Rejeitada pela mãe logo após o nascimento, a leoazinha de olhos azuis recebe carinho e atenção 24 horas. “Já esperávamos a rejeição da mãe Pretória, pois a leoa não identifica que o filhote precisa de cuidados. É comum este comportamento logo após o nascimento da primeira cria”, revela a bióloga responsável pelo Zoo do BCW, Katia Cassaro.

No espaço tematizado e construído nos bastidores especialmente para Clara, brinquedos, banhos de sol matinais, hora do sono e mamadeiras fazem parte da rotina diária da nova integramente do Parque. A leoazinha é alimentada a cada três horas. A mamadeira é preparada especialmente com leite de cabra, carne moída, vitaminas e sais minerais. Com quase cinco quilos e engordando mais de 100 gramas por dia, a alimentação sólida será introduzida a partir desta semana. O Beto Carrero World apresentará Clara aos visitantes no segundo semestre de 2015, quando ela estiver com seis meses e pesando pouco mais de 30 quilos.

Além de alegrar e encantar futuramente os visitantes, a grande missão da leoazinha é aumentar a população de leões brancos no planeta. “Esses animais eram caçados como troféus. Na década de 70 foram perseguidos por caçadores. Há muitos anos que não temos relatos de leões brancos na natureza. Acredita-se que existam cerca de 300 animais sob cuidados humanos”, relata o médico veterinário do Beto Carrero World, José Daniel Fedullo.

_DSC4225baixa

O programa de televisão Fantástico, da Rede Globo, exibiu uma matéria exclusiva no último domingo, 15 de março, sobre o nascimento da primeira leoa branca do Brasil. Após a exibição da reportagem, o público participou de uma enquete online para escolher o nome da leoa. A votação bateu o recorde no site do programa, com mais de 310 mil votos. O nome escolhido foi Clara, com 37% da preferência.

Leões brancos

DSC_0133baixa

Os únicos exemplares de leões brancos no Brasil estão no Zoo do Beto Carrero World, desde 2011. O macho chama-se Mafunyane, referência ao criadouro de onde foi trazido, na África do Sul. As fêmeas também foram batizadas em homenagem ao continente de origem: Pretória, Zâmbia e Quênia. Os animais vieram de um criadouro chamado Mafunnyane Farm, na cidade de Brits. Pretória e Mafunyane são os pais da já adorada Clara.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esta espécie não é albina, somente apresentam os pelos brancos. São chamados de “leucisticos” e possuem melanina, o que os tornam ainda mais raros. Em criadouros e zoológicos, os leões brancos sobrevivem em média 25 anos e a gestação é de 100 dias, sendo que cada fêmea pode gerar até quatro filhotes por vez. O Beto Carrero World torce para que os leões brancos do Parque continuem procriando e, assim, ajudando a aumentar a população mundial destes raros animais.

 Curta e babe um pouco mais com o vídeo da Clara.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=m3PN31RlwfY

Informações Beto Carrero World
Telefone: (47) 3261-2222

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.