Leoa Clara completa cinco meses

CH1_3314 - Cópia

A felina mais famosa do Brasil está crescendo. Nesta sexta-feira, dia 19, Clara completa cinco meses. Ela é a única leoa branca nascida no país, no Zoo do Beto Carrero World. Nos primeiros dias de vida, Clara media 25cm de comprimento (sem a cauda) e atualmente está com cerca de 70cm e 18,5kg. No fim de julho, a rara leoa ganhará um recinto próprio e será exibida ao público do Parque.

CH1_2769 - Cópia

Clara continua na área de bastidores, pois recebe cuidados humanos já que a mãe, a leoa Pretória, rejeitou a filha após o nascimento. “Todo e qualquer filhote necessita de cuidados intensivos dos pais ou da mãe. Na natureza um animal desta idade é altamente dependente”, explica a bióloga e gestora do Zoo, Kátia Cassaro. A bióloga conta que os leões alcançam o tamanho adulto a partir dos dois anos de idade e chegam a pesar mais de 200kg.

O crescimento de Clara revelou uma beleza mais selvagem, diferente da fofura dos primeiros meses em que a leoa aparentava e se comportava como uma linda e grande gatinha. Ela continua brincalhona, mas as consequências de brincadeiras como mordidas e unhadas são mais intensas agora. Por dia, esta pequena fera abocanha 2kg de carne moída, além de ração para gatos, leite e suplementos vitamínicos e minerais.

IMG_0159 - Cópia

Leões brancos

Os únicos exemplares de leões brancos no Brasil estão no Zoo do Beto Carrero World desde 2011. O macho chama-se Mafunyane e as fêmeas são Pretória, Zâmbia e Quênia. O Beto Carrero World trouxe os animais do criadouro Mafunnyane Farm, localizado na África do Sul. A principal função deste criadouro é a conservação da espécie, evitando a extinção. Pretória e Mafunyane são os pais de Clara.

Ao contrário do que muitos pensam, esta espécie não é albina, somente apresenta os pelos brancos. São chamados de “leucisticos” e possuem melanina, o que os tornam ainda mais raros. Em criadouros e zoológicos, os leões brancos sobrevivem em média 25 anos e a gestação é de 100 dias.

 

Informações Beto Carrero World

Telefone: (47) 3261-2222

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.