Leoa Clara completa aniversário de 1 ano

Clara 01O Zoo Beto Carrero está em festa. A leoa Clara completou nesta terça-feira (19) o seu primeiro ano de vida, período em que a primeira leoa branca nascida no Brasil encantou milhares de visitantes do Beto Carrero World com beleza e fofura.

Atualmente, Clara pode ser vista no Jardim Secreto e apesar de dócil e brincalhona, não pode ter mais nenhum contato com humanos, exceto com os profissionais do Zoo Beto Carrero. Nos primeiros meses de vida, Clara recebeu cuidado integral, pois foi rejeitada pelos seus pais. Apesar disso, a fofa cresceu e se desenvolveu de maneira saudável. Hoje, a leoazinha está com 65 quilos e consome cerca de 3 quilos de carne por dia.

Se comparada com um humano, ela pode ser considerada uma adolescente de 12 anos e no momento, Clara está passando pela troca dos dentes de leite pelos permanentes. A “pequena” chegará à fase adulta com 2 anos, quando deverá pesar cerca de 200 quilos.

Nascimento raro

Clara 02Os únicos exemplares de leões brancos no Brasil estão no Zoo do Beto Carrero World, desde 2011. O macho chama-se Mafunyane, referência ao criadouro de onde foi trazido, na África do Sul. As fêmeas também foram batizadas em homenagem ao continente de origem: Pretória, Zâmbia e Quênia. Os animais vieram de um criadouro chamado Mafunnyane Farm, na cidade de Brits. Pretória e Mafunyane são os pais de Clara.

Ao contrário do que alguns pensam, esta espécie não é albina, somente apresenta pelos brancos. São chamados de “leucísticos” e possuem melanina, o que os tornam ainda mais raros. Em criadouros e zoológicos, os leões brancos sobrevivem em média 25 anos e a gestação é de 100 dias, sendo que cada fêmea pode gerar até quatro filhotes por vez. O Beto Carrero World torce para que os leões brancos do Parque continuem procriando e, assim, ajudando a aumentar a população mundial destes raros animais.

Pais Clara 03Voto popular

O nome Clara foi definido por meio de voto popular, após exibição de uma matéria exclusiva no programa de televisão Fantástico, da Rede Globo, sobre o nascimento raro. A votação bateu o recorde no site do programa, com mais de 310 mil votos. O nome escolhido foi Clara, com 37% da preferência.

Veja a Clara filhote: https://goo.gl/84rLmb

Veja a chegada dos pais da Clara no Zoo Beto Carrero: https://goo.gl/6C5EAz

Informações Beto Carrero World

Telefone: (47) 3261-2222

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.