Filhotes raros nascem no Beto Carrero World

1

Filhotes de jacutinga, ave ameaçada de extinção

 O Beto Carrero World bateu o recorde de nascimentos de animais na última primavera.  Foram 26 filhotes entre aves e mamíferos, com destaque para uma ave ameaçada de extinção, a jacutinga, e outras com número reduzido na natureza, como o guará. O sucesso dos nascimentos foi resultado das medidas adotadas pela equipe técnica do Zoológico, que trabalha para elevar o número de reproduções de animais raros.

A bióloga e gestora do Zoo BCW, Katia Cassaro, explica que uma das principais funções dos zoológicos modernos é a reprodução de espécies ameaçadas ou raras. Seguindo este conceito, o empreendimento comprou uma incubadora para garantir o nascimento das aves. Isto porque, ano passado a maioria dos ovos foi devorada por predadores, como lagartos teiú e gambás.

2

A incubadora controla temperatura e umidade para proteger os delicados ovos

 

Cuidado especial para as aves

Os oito ovos de rosela, quatro de jacutinga, dois de guará e um de perdiz foram monitorados na incubadora, com controle de temperatura e umidade. Todos chocaram e mais treze passam atualmente pelo mesmo processo. Os filhotes são o xodó da equipe, que trabalha duro para garantir a saúde e o bem-estar desses animais.

Diariamente, a bióloga Kátia leva os filhotes de guará para casa, porque necessitam de cuidados 24 horas. Só nos primeiros 15 dias a alimentação é realizada a cada hora e, desde então, a cada duas horas os filhotinhos têm que comer. Eles ainda estão com a penugem negra, mas logo ganharão a característica cor avermelhada pelo consumo da ração e de camarão. Com a degradação dos mangues, são cada vez mais raros.

A jacutinga está na lista de ameaçados de extinção e os nascimentos no Zoo foram motivo de alegria para técnicos e tratadores. “Elas eram muito comuns em nossas matas, mas atualmente se restringem a pequenas populações isoladas”, explica a bióloga.

3

A pequena perdiz é um dos filhotes que nasceram no Zoo

A perdiz também sofre com a ação humana, pois a carne é muito apreciada. O ovo desta espécie é um dos mais bonitos, aparentando curiosamente cor e brilho de chocolate. Entre as aves, nasceram também oito roselas. É a primeira temporada que roselas se reproduzem no Zoo BCW. Esta ave australiana, da família dos papagaios, exibe uma coloração vermelha exuberante. Os filhotes de aves estão sendo tratados nos bastidores, pois são muito delicados e ainda podem ser vítimas de predadores. 

Mamíferos também se reproduziram

4

Filhote de aoudad interage com a família

Entre os mamíferos foram oito cervos nobres, um aoudad, uma lhama e um tamanduá-mirim. Todos nasceram nos recintos e, por isso, já estão em exposição. Os nascimentos são um presente para a equipe do Zoo, pois a reprodução em cativeiro só é bem sucedida quando o animal está adaptado, com ambiente propício e alimentação balanceada.

 

Informações Beto Carrero World
Telefone: (47) 3261-2222

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.