Filhotes de Mico-Leão-Dourado são batizados no Beto Carrero World

Depois do nascimento de dois filhotes de mico-leão-dourado, no mês de abril, chegou a hora de escolher os nomes para o casal nascido no Zoológico do Beto Carrero World. A ação realizada nesta quinta-feira (4) foi promovida pelo Parque em parceria com o Projeto Onda, da Portonave. Os pequenos convidados, crianças do 3º ano da escola Professora Ilka Muller de Mello, localizada no Gravatá, em Navegantes, tiveram uma tarde educativa, onde além de receberem informações sobre os animais do zoológico e as espécies, divertiram-se aprendendo.

MicosFamília de Mico-Leão-Dourado no Zoo do Beto Carrero World

As crianças foram acompanhadas pela bióloga responsável pelo Zoo do Beto Carrero World, Kátia Cassaro, que fez um tour com os pequenos pelo Zoológico, mostrando principalmente o recinto dos micos, compartilhando informações sobre a espécie. “O nascimento de dois exemplares de micos leões dourados nos enche de esperança e de orgulho. Esperança de ajudar a salvar uma espécie tão ameaçada de desaparecer de nossas matas e orgulho pelo sucesso que tivemos nesse novo desafio, que é o manejo desses animais tão delicados. Um outro ponto não menos importante, são as ações voltados aos estudantes, para que se conscientizem da importância dos zoológicos, em prol de um ecossistema equilibrado, através da recuperação de espécies ameaçadas. Acreditamos que a educação seja a única maneira de garantirmos um futuro melhor para as futuras gerações, sejam elas humanas ou não.”

Alunos

Os alunos da escola passaram à tarde no Parque, aprendendo sobre os animais e fazendo atividades interativas, em uma cartilha disponibilizada pela Associação do Mico-Leão-Dourado, que traz, além de curiosidades, uma série de passatempos complementares que auxiliam no aprendizado das crianças. A Associação foi parceira do Beto Carrero World na ação. De acordo com Luis Paulo Ferraz, Secretário Executivo da AMLD, é muito importante gerar o interesse das crianças pelos animais. “Fazemos um trabalho de educação ambiental, para que as crianças entendam desde cedo a importância dos animais para o ambiente. O Mico é um bichinho muito simpático, as crianças adoram. Pra nós é muito importante que eles já aprendam desde cedo, para que futuramente tenhamos adultos conscientes.” Finalizou.

TotenAlunos posam para foto com os mascotes da AMLD

Filhotes foram batizados com ajuda das crianças
As crianças puderam votar nos nomes que serão os registros dos filhotes de agora em diante. Entre os nomes disponíveis para votação estavam, para a fêmea: Flora, Margarida e Rosa e para o macho: Cravo, Jasmin e Lírio. Os nomes escolhidos foram: Cravo e Rosa.
Alunos2Os pequenos votaram nos nomes e batizaram os Micos

Para Mauá de Almeida, de oito anos, estudante, a ação foi importante para conhecer melhor os filhotes de Mico. “Eu aprendi que essa espécie está ameaçada de extinção, então se eles se reproduzirem bastante não permanecerão extintos.” Concluiu.

A Coordenadora do Projeto Onda, Ellen Garcia Infante, afirma que trabalha com os alunos sobre valores, reforçando conceitos de cidadania e ética. “Dentre os temas que trabalhamos com eles no Projeto, estão o respeito, bondade, e isso incluí o respeito à natureza, aos animais e ao meio ambiente. O fato de nós participarmos dessa ação no Beto Carrero World, e das crianças escolherem o nome dos filhotes é muito importante e marcante, porque daqui uns anos, eles podem voltar aqui ao parque, e dizer para os seus filhos que foram eles que contribuíram para que essa espécie esteja a salvo, e que escolheram o nome dos filhotes de Mico-Leão-Dourado.”

CasteloAs crianças e os educadores em frente ao Castelo do Beto Carrero World

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.