Condicionamento para os animais silvestres do Zoo

IMG_1075baixa

Uma das primeiras áreas temáticas que o Beto Carrero construiu foi o Zoo. Nosso herói era apaixonado pelos animais e esta paixão é percebida diariamente pelos visitantes que vêm ao melhor Parque da América Latina. Os ambientes são preparados especialmente para a necessidade e o bem-estar de cada espécie, além do cuidado que os profissionais do Parque têm com os animais. Esta semana o Zoo recebeu a visita da médica veterinária e especialista em condicionamento e enriquecimento ambiental para animais silvestres, Paloma Bosso.

A especialista ministra cursos e ensina profissionais em zoológicos ao redor do mundo e veio até o BCW para repassar e aperfeiçoar técnicas de condicionamento e enriquecimento ambiental aos médicos veterinários e tratadores do Zoo. Segundo Paloma, as técnicas criam uma relação de confiança e respeito entre homem e animal. “O condicionamento é voltado para o bem estar e qualidade de vida dos animais. O comportamento facilita os procedimentos veterinários”. De acordo com o médico veterinário do Beto Carrero World, Daniel Fedullo, a vinda da Paloma é importante tanto para os profissionais quanto para os animais. “É mais fácil ter um animal condicionado que permita aplicar medicamentos, pois ele sabe que irá receber a recompensa. Com o condicionamento, os animais permitem que sejam feitas intervenções”.

São ações simples que estimulam a criatividade e fazem com que o animal saia da rotina. As elefantas recebem agrados quando atendem aos comandos dos profissionais. Elas disponibilizam as patas para lixar, orelhas e pescoço para coçar. As girafas iniciaram o condicionamento essa semana e são orientadas a seguir os targets (alvos) ao redor do recinto. Quando alcançam o objetivo, são mimadas com malvavisco (folhas que não fazem parte da rotina alimentar). “Estou super satisfeita com o resultado. Vim ajudar a treinar os profissionais, que já faziam um excelente trabalho, só intensificamos e ampliamos a técnica. Estas ações servem para proteger os animais e assim não precisamos anestesiar para realizarmos avaliações e tratamentos clínicos”, relatou orgulhosa.

IMG_0988baixa

Condicionamento

O condicionamento animal foi implantado efetivamente no Beto Carrero World em novembro de 2014. A equipe passou por treinamento e continua se especializando. A ideia é que outras espécies ganhem este mesmo tratamento, que é baseado na confiança e só fortalece a relação homem-animal. O condicionamento é um exercício de treinamento para contribuir com o tratamento em troca de uma recompensa.

Enriquecimento ambiental

11427236_657156151081207_1912463378023695657_n

O enriquecimento ambiental é o estímulo e criatividade para fazer o animal sair da rotina e expressar o comportamento mais próximo ao natural. As aves, por exemplo, se divertem com frutas suspensas em troncos de árvores. O olfato dos felinos é estimulado quando os tratadores escondem carne em caixas de papelão ou bolos de feno. Já o porco espinho africano é incentivado a procurar a própria alimentação, que é colocada em lugares diferentes do recinto a cada dia.

Informações Beto Carrero World
Telefone: (47) 3261-2222

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.