Beto Carrero World reproduz o raro Mico Leão Dourado

Após um período de adaptação no recinto especialmente projetado para os micos dourados no Zoológico do Beto Carrero World, nasceram dois filhotes da espécie. O parto ocorreu na madrugada do dia 01/04 e os filhotes foram observados nas costas do pai pela manhã. O período de gestação durou 129 dias e é possível que num intervalo de seis meses, novos nascimentos ocorram.

Mico Leão 3

O mico leão dourado é considerado uma espécie criticamente em perigo de extinção, habitando as florestas nas terras baixas, desde o nível do mar até 300m., na região sudeste do Brasil, no estado do Rio de Janeiro.

Esta espécie é objeto de importante programa de reintrodução liderado pelo Zoológico de Washington nos EUA. Estima-se que este programa resultou num aumento de 80% no seu habitat disponível, levando-se em consideração que os proprietários da região estão agora dispostos a ceder terra em favor da espécie.

Mico Leão 4

O Beto Carrero World faz parte do programa de reprodução em cativeiro do mico leão dourado, em parceria com o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade – ICMBio. Através desta parceria, e após parecer favorável deste Instituto, recebemos um macho proveniente do Zoológico de São Carlos em São Paulo e uma fêmea do Zoológico de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Mico Leão 2

O programa do mico leão dourado tornou-se um modelo de sucesso na reprodução dos animais sob cuidados humanos e posterior reintrodução no habitat, sendo esta espécie considerada o símbolo da conservação em nosso país.

O Zoológico do Beto Carrero World cumpre dessa forma com um dos objetivos dos zoológicos modernos, que é apoiar os projetos de conservação de espécies ameaçadas de extinção.

Mico Leão 1

Os filhotes encontram-se em exposição e podem ser vistos facilmente, pois já estão começando a passear fora das costas dos pais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.