Nota Pública – Zoo Beto Carrero – Leoa

Pessoal, gostaria que vocês lessem essa nota e, caso concordem conosco o compartilhem com seus amigos.

Nesta semana aconteceu uma situação envolvendo um dos animais do nosso zoo, uma ONG e o IBAMA-SC, essa situação acabou divulgando negativamente o nosso zoológico e novamente espalhando uma mentira nas redes sociais.

Vamos descrever abaixo os fatos:

Há quase um ano atrás um elefante fugiu do Zoológico de Salete, cidade no interior de Santa Catarina, e causou alguns estragos por onde passou, inclusive representando grande risco às pessoas. Antes que a única alternativa à polícia fosse abater o animal, nossos biólogos e tratadores interviram na situação e em caráter de ermergência a pedido do IBAMA-SC, foram até a cidade onde conseguiram acalmá-lo e trazê-lo para o parque, esse elefante, que estava com a saúde afetada por pouca alimentação foi recuperado em nosso zoo e redirecionado ao Zoo do Rio de Janeiro.

Após esse ocorrido o IBAMA-SC decidiu por fechar o zoológico de Salete, e solicitou ao Zoo Beto Carrero abrigo para vários animais que lá estavam, entre eles duas leoas. Não é obrigação do Beto Carrero World receber animais nessas situações, porém como sempre prestamos esse serviço ao IBAMA e também à sociedade os recebemos de braços abertos, tratando e cuidando de todos eles como se fossem nossos.

No início deste mês chegou uma remessa de testes importados solicitada por nosso veterinário responsável e todos os felinos do nosso zoo passaram por uma avaliação, identificamos que uma das leoas que veio do zoo de Salete é portadora de FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina).

O procedimento padrão instituído pela comunidade veterinária internacional nesses casos é que o animal deve ser eutanasiado, conhecendo esta situação nosso veterinário responsável Dr. Daniel entrou em contato com o IBAMA-SC pedindo a opinião do órgão sobre o que deveria ser feito com a leoa, já que esta é de propriedade do IBAMA-SC e não do Beto Carrero World. O órgão por sua vez se posicionou a favor de manter o animal isolado dos outros e juntos chegamos ao consenso de que a eutanásia não deveria ser feita, afinal apesar de portador do FIV o animal continua saudável e não demonstra qualquer sintoma de doenças associadas. Os testes comprovam que somente uma leoa está com a doença.

A única possibilidade de este animal voltar a viver em grupo com outros de sua espécie é ser colocado em um recinto com outros animais também portadores de FIV, por isso deixamos a leoa à disposição do IBAMA-SC para que fosse redirecionada para onde acharem que for melhor para o animal, não recebemos contato algum de qualquer ONG para retirar o animal, a responsabilidade desta movimentação é somente do IBAMA-SC, que contatou uma ONG, porém o IBAMA-SP e a Secretaria de Saúde de São Paulo não permitiram que ela entrasse no Estado, não foi uma proibição do Beto Carrero World.

Esta leoa continua em nosso zoo, em um recinto interno, separada dos demais felinos e sendo tratada com carinho e boa alimentação como sempre foi e também como são tratados TODOS os animais moradores do Zoo Beto Carrero e está à disposição do IBAMA-SC para ser encaminhada para onde considerarem melhor, assim como sempre esteve à disposição desde que chegou aqui em caráter provisório e emergencial.

Informação importante: A FIV só é transmitida para FELINOS e não apresenta risco algum aos seres humanos ou outros animais.

Ps.: Entristece-nos muito que pessoas com má intenção façam comentários dessa forma, nossos profissionais do zoo são apaixonados por bichos e vemos diariamente o amor que depositam no seu trabalho, JAMAIS alguém prejudicaria algum animal aqui, seja um leão, um cão recolhido na rua, um cavalo abandonado ou qualquer outro ser vivo. Convidamos todos vocês a virem visitar nosso zoológico com bastante atenção e verem o quanto esses bichos são bem tratados.

Ps2.: Por favor, antes de compartilhar coisas na internet verifiquem as fontes, questionem e tenham bom senso, vamos tentar deixar o mundo online tão bonito quanto lutamos todos os dias para deixar o mundo real.

Agradecemos por sua atenção.

Equipe Beto Carrero World

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *