Procedimento raro é realizado em zebra no Zoo Beto Carrero

DSC_0378

Uma das maiores paixões do empresário João Batista Sérgio Murad era a natureza, sentimento que fica evidente ao contemplarmos o Zoo do Beto Carrero World. O espaço protege diversos animais, entre girafas, camelos, leões, aves, elefantes e muitas outras espécies raras, que juntos somam mais de 1000 animais, provenientes de vários lugares do mundo, que dão continuidade ao sonho do cowboy. O Zoo conta ainda com áreas específicas como a Ilha dos Babuínos, a Passarela dos Tigres, a Caverna dos Ursos e o Serpentário, um lugar onde se pode ver mais de oito espécies de cobras do Brasil.

Todo acompanhamento médico veterinário necessário é realizado rotineiramente nos animais que habitam o zoológico do Parque, que procura fornecer bem estar e conforto aos animais. Na última semana a equipe veterinária realizou um procedimento que não é tão comum no Brasil, o casqueamento dos pés de uma zebra.

O procedimento durou uma hora e foi realizado por dois médicos veterinários. Contou ainda com o acompanhamento de um radiologista, um médico veterinário residente e duas estagiárias do curso de veterinária da Faculdade Federal do Paraná. A zebra de 15 anos nasceu no Zoológico Beto Carrero e passou por exame clínico, Raio X e coleta de sangue, além do casqueamento, que consiste na remoção de parte do casco do animal que cresceu exageradamente. Essa espécie é difícil de ser manejada por possuir um comportamento peculiar, um tanto rude e indomável, por isso esse procedimento não é habitual no país. Todo cuidado foi tomado no decorrer do processo e da recuperação, onde o animal mostrou uma melhora rápida e efetiva. A zebra recebeu uma dose de anestésico para que não ocorressem riscos, tanto para o animal quanto para a equipe que trabalhou no procedimento.

Além de atuar em procedimentos curativos, os médicos veterinários do Beto Carrero World trabalham também com a prevenção de doenças através de check-ups realizados com periodicidade nos animais. O Dr. José Daniel Fedullo, explica que todo cuidado é tomado para prevenir doenças e corrigir os problemas que venham a surgir. “A medicina preventiva é feita através do bom manejo, como por exemplo as medidas sanitárias, a vermifugação e uma dieta controlada e balanceada.” conta o médico veterinário.

O Zoo do Parque conta com uma equipe formada por dois veterinários, dois biólogos e 14 tratadores prontos para atender as demandas de todos os animais que habitam o Parque Beto Carrero World.

Informações Beto Carrero World:

(47) 3261-2222

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *