Castelo das Nações está de cara nova

Inspirada no nascimento das estrelas e em fenômenos espaciais, a nova pintura do Castelo das Nações, porta de entrada do Parque, está em fase de conclusão. O trabalho iniciou há seis meses, com a limpeza e reparos nas paredes externas do prédio. De forma criativa, os nove pintores trabalham desde novembro com aerógrafos e a técnica de grafitagem, fazendo arte na construção de traços medievais.

A ideia principal da pintura, formas e cores foi do projetista Richard Gustavo Oliveira Cardozo, que buscou inspiração no espaço sideral. Ele explica que a inspiração foi a Nebulosa de Orion – M42, um fenômeno da natureza contendo formações gasosas e onde nascem as estrelas.

– A intenção era fazer com que as cores se misturassem, que as pessoas não soubessem dizer onde começa uma e termina outra, assim como acontece no espaço. Além disso, alguns detalhes pintados na parede representam as estrelas.

Mais do que melhorar a estética do castelo, a pintura também é vista como uma obra de arte, a primeira atração do Beto Carrero World. Durante o trabalho foram utilizados cerca de 100 baldes de tinta, cada um com 18 litros.

No acabamento os pintores usaram várias camadas de verniz perolizado, que além de proteger, causam um efeito diferenciado sobre a pintura em grafite. De acordo com a luz e o horário do dia as cores parecem se alternar, o que aumenta a magia do cartão postal do Parque, por onde passaram cerca de 1,5 milhão de pessoas no último ano.

Conforme Claudete Cando, gerente de obras do empreendimento, o colorido usado nas paredes ajuda a remeter à ideia de fantasia.

– O prédio agora tem mais detalhes do que antes, é mais vibrante, divertido. E é interessante porque quando falamos em castelo pensamos em algo antigo, medieval, em tons pastéis, mas aqui tudo é diferente.

Mais cor no Castelo

No final de 2008 a administração do Parque quis inovar e sugeriu que sua equipe de obras planejasse mudanças na pintura do Castelo. Pela primeira vez seu tom pastel tradicional foi trocado por cores fortes e vibrantes, pintadas alternadamente. Este tipo de arte já havia sido registrada antes.

Porém, conforme Richard, a nova pintura do Castelo das Nações ganhou tanta visibilidade que depois disso vários artistas brasileiros saíram do país para grafitar outras construções medievais.

Informações Beto Carrero World:

(47) 3261-2222

Informações para imprensa:

Comunicação e Imprensa Beto Carrero World

E-mail: imprensa@betocarrero.com.br

*Solicitação de fotos por e-mail

Malu Barreto – Coordenadora de Comunicação e Imprensa

Slain Franco – Assistente de Comunicação e Imprensa

Joana Gall – Assistente de Comunicação e Imprensa

Aline Wernke – Assistente de Comunicação e Imprensa

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *