A arte pelos tecidos

Os espetáculos que encantam milhares de visitantes no Beto Carrero World iniciam muito antes dos artistas subirem no palco. Nos bastidores, todos os dias, milhares de pessoas atuam para que cada detalhe emocione e faça com que a magia se mantenha viva.

Dentre os elementos fundamentais para que um espetáculo seja perfeito, estão os figurinos dos personagens, que deixam todos maravilhados com a riqueza de detalhes: são cores, brilhos, texturas e uma infinidade de adereços que enchem os olhos de qualquer um, seja criança ou adulto.

Toda essa preocupação estética inicia no ateliê BCW, que é coordenado pela figurinista, Fátima Lima. Ela atua há mais de 10 anos na área e já assinou o figurino de diversos espetáculos de dança e teatro, além de cinco óperas, das quais três no Teatro São Pedro, segunda maior casa de óperas de São Paulo.

Fátima assumiu o espaço no início do ano, mas tem muita familiaridade com o Mundo Mágico, pois durante dois anos, atuou na cenografia, que é o espaço que tem o objetivo de criar os ambientes e áreas temáticas.

A sua chegada ao ateliê marca uma nova fase do setor. Apoiada por uma equipe que conta com mais uma figurinista, duas costureiras e duas assistentes , muito além de cuidar de todo acervo que o Parque possui, no ateliê serão criados os novos figurinos do Parque. “Antes grande parte dos figurinos dos shows eram criados e confeccionados fora, cabendo ao ateliê à manutenção, reposição e ajustes. Neste novo momento buscamos estruturar o departamento para atender às necessidades de criação e confecção de novos figurinos. O que é um desafio gigantesco e também muito motivador, pois estando aqui cotidianamente sabemos a mensagem maior que está no BCW e faz o Parque ser o que é”, detalha.

Mas o desafio do ateliê BCW vai além das novidades. “Trabalhamos com três prioridades simultâneas: Manter o acervo atualizado; Reformar e criar novos figurinos para atrações já existentes e ainda, repensar e recriar todo o uniforme utilizado pelos colaboradores”, explica Fátima.

Artistas além do palco

Fátima acrescenta que uma das novas metas assumidas é repaginar os uniformes, considerando que todos os colaboradores integram um cenário só, que é o Mundo Mágico do BCW. “O uniforme, assim como o figurino, precisa passar uma mensagem, precisa ter o espírito Beto Carrero World”, enfatiza.

Um dos exemplos dessa nova proposta é o uniforme da zeladoria que atua na Praça de Alimentação, onde as peças foram totalmente renovadas e já receberam muitos elogios pela beleza.

Também já foram reformulados os uniformes dos colaboradores dos brinquedos e da área de atendimento, que nas cores azul, branco e vermelho, que desejam reafirmar as cores do Parque.

Acervo renovado

Além disso, também está sendo feita uma triagem no acervo de peças, roupas e adereços. “Vamos analisar qual a importância de cada peça e o que for considerado não fazer mais parte da proposta do Parque, será doado para o Instituto Beto Carrero”, adianta.

Na sala destinada a acomodar as peças, há uma infinidade de cores, formas e temáticas, onde se pode ter acesso a qualquer tipo de momento já vivido pelo Parque. “Aqui está um registro palpável da história do Parque, temos figurinos com mais de 20 anos de existência, por isso é preciso ter um cuidado especial com todas as peças. São muitas memórias convivendo entre tantas araras e cabides”, frisa.

Por fim, Fátima destaca que simultaneamente é preciso manter em ótimo estado os figurinos dos shows atuais, que passam de 300 peças. Trabalho que demanda muita agilidade e dinamismo. Afinal, o show não pode parar e magia sempre tem de estar viva!

Informações Beto Carrero World:
(47) 3261-2222

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *